Sesc Pompéia recebe exposição sobre sua criadora: a arquiteta Lina Bo Bardi.

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Nascida romana e naturalizada brasileira Achilina Bo Bardi mudou-se para o Brasil como o marido, o crítico de arte Pietro Maria Bardi, em 1946.
Lina Bo Bardi, como ficou conhecida, foi uma mulher a frente de seu tempo e além de arquiteta, sua profissão por formação, também foi designer, editora, cenógrafa e ilustradora.
Possuidora de um perfil arquitetônico contemporâneo a criadora do MASP, do Sesc Pompeia e do MAM da Bahia era avessa a futilidades e projetos sofisticados. Tendo como principal sonho a construção de casas populares Lina acabou se tornando uma referência mundial para várias gerações de profissionais não só da arquitetura como também do design, da moda, das artes plásticas, isso citando só algumas das areas nas quais ela nos presenteou com sua genialidade.Bowl Chair Lina Bo Bardi
E é na tentativa de traçar um perfil afetivo e aproximar o trabalho dela do grande público que o British Council e o escritório de design de mobiliário italiano Arper criaram a exposição “Lina Bo Bardi: Together”.
A mostra reúne vídeos inéditos, documentários, desenhos originais, objetos ligados à pesquisa da arquiteta sobre cultura popular, além de contar com presença de três exemplares exclusivos da celebrada Bowl Chair ( cadeira criada por Lina em 1951 e um ícone do design até hoje ) e chega ao Brasil após rodar por vários países.
E não se pode dizer que o local escolhido para abrigar a exposição em São Paulo não poderia ser outro porque a Casa de Vidro, onde funciona atualmente o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, também seria uma grande opção, mas por outro lado é de conhecimento público o amor e o orgulho que Lina nutria pelo Sesc Pompéia, sem dúvida uma das suas mais belas criações, e nada mais justo que ele para receber essa bela homenagem a sua criadora.
A exposição fica em cartaz até o dia 11 de Dezembro e fica aqui uma dica pessoal: aproveite a visita para conferir um dos shows  que o Sesc Pompéia oferece e que costumam ser excepcionalmente bons ( clique aqui para ver à programação ), além de parar tomar um cafézinho ou uma cerveja na lanchonete da unidade enquanto “degusta” o visual do lugar. Para finalizar mais uma dica: caso você não conheça a história dela o site WestWing fez um excelente artigo contando um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. Clique aqui para conferir o artigo.

Sesc PompeiaLocal:
SESC POMPEIA– Rua Clélia, 93, Pompeia – tel.: (11)3871-7700, (11)3865-0324
Data: até 11/12/2016
De Terça a Domingo das 10h às 19h.
ENTRADA GRATUITA

Fotos: imagem de divulgação da exposição; Bowl Chair e Sesc Pompéia, fonte Google

Os comentários estão fechados