Rio sediará uma das maiores feiras de tattoo da America Latina.

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

A tatuagem, apesar de a grande maioria não saber disso, é uma das formas de expressão artísticas mais antigas, provas arqueológicas afirmam que as primeiras foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C.
No Brasil, diversas tribos indígenas traziam tatuagens pelo corpo. Os waujás e os kadiwéus são dois dos povos indígenas que utilizavam da pintura definitiva para expressarem rituais de passagem e reverência a alguns elementos da natureza.
Considerada por muitos como uma arte transgressora, símbolo de rebeldia e de liberdade de expressão, as tattoos há muito se tornaram populares por aqui e , consequentemente, um negócio lucrativo para quem atua na area, não por se tratar de um “modismo” passageiro, mas por representar para seus adeptos todo um life style.
E é nesse clima de life style que nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro de 2016 a capital fluminense receberá a 4ª edição da Tattoo Week RIO.
O evento “importado” de São Paulo por Esther Gawendo e Enio Donizete hoje conta com Sylvio Freitas, Ganso Galvão e Helida Yama na organização e já figura entre os maiores do seguimento na América Latina, com uma estrutura completa para atender os expositores e ao público e com uma vasta programação de entretenimento durante o dia.

 A feira além dos stands de renomados tatuadores internacionais e nacionais contará também com exposição de moda, decoração, lojas especializadas de material para tatuagens, concurso de miss tattoo, campeonato de B-Boys, apresentação circense e de cinema, além de área para uso de Skate.
Abaixo segue a programação da Tattoo Week RIO que consta no evento criado por eles no Facebook (https://www.facebook.com/events/1660730130882279/ ). Tatto Week Rio 2016- Neuro insights
A organização do evento meus parabéns pela inciativa e aos que puderem comparecer espero que vocês se divirtam.

►MISS TATTOO WEEK RIO
O Miss Tattoo Week Rio, tem como objetivo a valorização e desenvolvimento da mulher, quebrando os paradigmas quanto aos padrões de beleza, ressalta e preserva as expressões estéticas, que por muitas vezes ditam estilos de vida.
Em parceria com a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM) vem enfatizar a questão de defesa e constituição quanto aos seus direitos cível promovendo palestras facilitadas por profissionais ligados a DEAM, que serão oferecidas antes dos concursos de Miss Tattoo.
Os concurso ocorrem no sábado dia 23, concentracão as 16h, as candidatas apresentarão uma performance em três categorias que são: Pin­Up, Body Modification e Beach. Entendemos que tais modalidades expressem as tendencias mais alternativas aos padrões estéticos pré estabelecidos pela sociedade

►CATEGORIAS
➨Miss Tattoo Body Modification, essa categoria vem mostrar as modificações corporais, intervenção estética corporais que geralmente são permanente, com o objetivo de sair dos dos padrões de beleza estipulados pelas massa e criar sua própria identidade visual.
As práticas de modificação corporal existem há milhares de anos, como as tatuagens na Oceania, as perfurações na Ásia e nas Américas e a escarificação na África. Esses costumes tribais foram descobertos pelos marinheiros europeus no século XVI, mas ficaram marginalizados durante algum tempo. Em meados dos anos 60 a tatuagem obteve valorização na cultura oriental, desde então a tatuagem passou a ser mais popular em outras sociedades. Já as perfurações e os piercings se popularização na década de 1970, com os movimentos punks, chegando no seu auge nos anos 90, quando ocorreu uma explosão de estilos e práticas;

➨Miss Tattoo Pin­Up, essa categoria esta ligada geralmente a modelos voluptuosas, cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Também se designa Pin­up o material gráfico sensual, destinado à exibição informal, que se constituí num tipo leve de erotismo, quase relacionada a uma ilustração aquarela baseada numa fotografia. As mulheres consideradas pin­ups são geralmente modelos e atrizes, mas também se pode encontrar outros tipos de Pin Up’s que são as mais “comportadas”, porém utilizam um pouco do erotismo da pin­ups tradicionais). No caso dos concursos de miss no universo da tatuagem , esta categoria ganha palco em todas as convenções que incentivam o concurso e na atualidade a miss tattoo reformada em seu conceito elevando o desenvolvimento e a defesa do elemento feminino. Miss Tatto Week Rio- Neuro Insights

➨Miss Tattoo Beach, que vem representar o estilo praiano por se tratar de uma cidade rodeadas por belas prais, umas das mais famosas do mundo, fortalecendo e fomentando a identidade feminina através do mundo fantástico da tattoo.

►FOCUS TATTOO CINE­
É um Festival de Curtas Independentes que teve sua primeira edição no ano de 2015, momento em que a cidade do Rio de Janeiro comemorou seus 450 anos, dando enfase a produções audiovisuais relacionadas a tatuagem e a diversidade que a cidade do rio de Janeiro oferece.
Sua realização se deu durante a terceira edição do TATTOO WEEK RIO, o evento contou com mostras competitivas de temas livres, debates e palestras com cineastas, atores e diretores nacionais.
Para esse ano em sua segunda edição o Focos Tattoo Cine, objetiva fazer do próprio cenário do Tattoo Week Rio 2016 o Set de filmagem para as produções cinematográficas que participarão da edição 2016. Esse ideia surge com a finalidade dos diretores produzirem seus filmes dentro de uma vivencia direta com o universo da tatuagem, sendo obrigatória a produções audiovisuais estarem relacionadas com o evento em questão.
Designado de sétima arte, o cinema, conseguiu registrar imagens expressivas, tanto paradas quanto em movimento, através de uma moviola. Tomam vida e em uma tela gigante expressando assim toda magnitude partindo de negativas feitas em uma tela gigante, expressa fatos e situações que marcam a vida de quem as contemplam.
Partindo dessa ideia Helida Yama empreendedora e tatuadora, criou o Festival Focus Tattoo Cine, um festival cinematográfico de curtas e documentários visando incentivar cineastas com filmes que retratam universo da tatuagem e a cidade do Rio de Janeiro.

➨Local: Centro de Convenções Sul América Rio de Janeiro.
➨Data:­ 22, 23 e 24 de janeiro 2016
➨Objetivo: Sabendo que os adeptos da cultura da tatuagem ja sofreram e continuam sofrendo inúmeros preconceitos, a tatuadora Helida Yama cria o Festival Focos Tattoo Cine, que surge com a responsabilidade de dividir um patamar de reconhecimento artístico, transformando a sociedade adepta a arte da tatuagem em artistas sensíveis e geradores de mercado de opinião.

►RESG’ARTE DA PRAÇA
Resg’arte da Praça é um projeto que busca transformar nossos espaços públicos, nossas praças, num local produtivo, alegre, importante para o social e de lazer, diferente desse quadro atual que serve como cenário de moradores de rua, prostituição, estupros, uso de drogas, roubos, violências,…incentivada pelo curso de licenciatura de artes visuais e reconhecendo que as pracas foram os primeiros palco do conhecimento democratico, acao dos sufistas na época antiga. a tatuadora Helida Yama, criou e junto a Tattoo Week Rio vem realizar esse projeto de suma importância para a nossa cidade, trazendo a cultura circense para resgatar a memória e a função perdida das nossas praças publica. A Tattoo Week Rio  convida a todos para prestigiar esse grande iniciativa de preocupação quanto a inclusão social, exercendo a democracia a que se propõe.

►CIRCO ­(Alegria do Projeto Resg’Art da Praça)
A organização abre um espaço dentro do Tattoo Week Rio destinado a uma praça, que traz hábitos tradicionais entre eles o circo. Tendo um picadeiro com uma trupe que envolve palhaços, malabaristas, mímicos, pernas de pau, contadores de historias e mágicos. Além de vendedores tradicionais de praça como pipoqueiro, vendedor de balão e fotografo lambe­ lambe.
O objetivo final deste projeto e reformular o uso da praça culturalmente para a sociedade atual, tirando a imagem marginal diante de toda reforma ambiental.
A seriedade do nosso projeto e composta de profissionais das áreas da educação, saúde e artes imbuído pela pratica da cidadania disponibilizam se a classe desprivilegiadas, com intuito do desenvolvimento social.

►BIG RIO FREE STYLE
BIG RIO Freestyle é um campeonato de skate organizado por Tai Tai competidor master internacional em parceria com a produção da Tattoo week Rio. O campeonato consiste em coreografias de solo no skate e teve sua primeira edição lançada exclusivamente no Tattoo Week Rio 2015 e no ano de 2016 chega em sua 2a Edição.
Parceiro desde a primeira edição o alemão Deca Campeão Mundial, Günter Mokulys confirma presença na edição 2016 e outro convidado de peso que participara da segunda edição e o japonês Isamu Yamamoto, profissional mais novo do mundo do skate free style com apenas 12 anos de idade. Alem de contatar com profissionais brasileiros, com destaque nos profissionais Rene Shigueto (3° no Mundial) e Lúcio Flávio (7° no Mundial), contando com a presença de outros nomes do esporte com destaque nacional e internacional.
Em sua primeira edição o campeonato obteve grande repercussão nas mídias nacional e internacional,entre elas destacou­se no globo.com, Globo esporte, Fox Sport, Woo Hoo e mídias especializadas.

►TATTOO WEEK RAP
O objetivo do projeto e enfatizar o desenvolvimento , o crescimento da arte de rua (Cultura Hip Hop). Estimulando seus artistas a mostrarem seus trabalhos seja através da musica, dança, batalha de Mc e o graffit, esses 4 elementos da cultura HIP HOP, estarão presentes na Tattoo Week Rio, atendendo a modernidade ,ecleticamente oferece todo um conteúdo artístico para seu público .
Assim como a tatuagem, a cultura hip hop com o passar dos anos combate o pré conceito e a marginalização da arte .
A Tattoo Week Rio, vem quebrar esses paradigmas e mostrar através da cultura e do desenvolvimento que a arte tem varias formas e de expressão.

►INGRESSOS
➨ INTEIRA R$ 50,00
➨MEIA-ENTRADA R$ 25,00

Quem tem direito a meia-entrada?
➨ESTUDANTES
➨IDOSOS E APOSENTADOS
➨PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
➨TODOS QUE LEVAREM 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.

<> PONTOS DE VENDA <>

MEGA WART’Z TATTOO COMPANY
facebook.com/megawartz
Lapa: Rua Joaquim Silva, 24, Loja 2, Lapa, Rio de Janeiro
Tel.: 21 2509-4401
Horário de funcionamento:
11h00 – 20h00 de segunda a sexta
11h00 – 18h00 sábado

Centro: Rua do Riachuelo, 244, Centro, Rio de Janeiro
Tel.: 21 2221-1219 / 21 2221-9656
Horário de funcionamento:
10h00 – 20h00 de segunda a sexta
10h00 – 18h00 sábado

KING SEVEN TATTOO
http://www.king7tattoo.com.br/
Copacabana: Rua Francisco Sá, 95, Loja N, Copacabana, Rio de Janeiro
Tel.: 21 2267-4255
Horário de funcionamento: 11h00 – 19h00 de segunda a sábado

Barra da Tijuca: Avenida das Americas, 297, Sala 305, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Tel.: 21 3495-9449
Horário de funcionamento: 12h00 – 20h00 de segunda a sábado

BANZAI TATTOO
http://www.banzaitattoo.com.br/
Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 346, Lojas 106 e 313, Rio de Janeiro
Tel.: 21 3978-1089 / 21 2565-8041 / 21 2568-4010
Horário de funcionamento:
11h00 – 19h00 de segunda a sexta
11h00 – 17h00 sábado

Barra: Avenida das Américas, 500, Loja 127, Shopping Downtown, Bloco 16, Rio de Janeiro
Tel.: 21 3982-2663 / 21 3982-2641
Horário de funcionamento:
12h00 – 20h00 de segunda a sexta
11h00 – 17h00 sábado

TOTOLINHA MODA ALTERNATIVA
facebook.com/pages/Totolinha-Moda-Alternativa
Centro: Rua São José, 35, Sobreloja, Edifício Garagem Menezes, Centro, Rio de Janeiro
Tel.: 021 7651-0607
Horário de funcionamento: 11h00 – 19h00 de segunda a sexta

THE JACK’S TATTOO
facebook.com/The-Jacks-Tattoo-308809079169300
Rua Glaziou, 30 – Pilares, Rio De Janeiro
Tel.: 021 3181-7304 / (21) 7706-3157
Horário de funcionamento: 10h00 – 19h00 de segunda a sab

Yoho!
Rua Santa Clara, 33 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22041-011
Telefone: (21) 98384-6840
Horário de Funcionamento: 10h – 18h de segunda a sexta e sábado das 10h as 18h

ESPAÇO SULAMERICA
Centro: Avenida Paulo de Frontin, n° 1 (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: à partir das 12h00 – VENDAS NA BILHETERIA DO EVENTO SOMENTE NOS DIAS 22, 23 E 24 DE JANEIRO DE 2016.

Imagens: fotos divulgação.

Os comentários estão fechados