Neuro Insights

O que é a Neuro Insights:
A Neuro Insights é uma revista digital com foco nas artes e em eventos culturais, sociais e inclusivos.
A ideia não é ser uma revista especializada em crítica de arte, com uma enxurrada de informações técnicas desnecessárias e sim um veículo de comunicação cultural, que forneça de maneira leve e agradável informações sobre exposições, eventos, artes plásticas, cinema, pop art, música, design, gastronômia e tudo mais relacionado a cultura e ao entretenimento.
Atualmente a Neuro Insights conta com dois colunista: Gledes Marques e Adriano Candido ( clicando no nomes você terá acesso a mais informações sobre ambos ).

Como buscar informações dentro da Neuro Insights:
O menu de navegação da Neuro Insights é divido em eventos e cultura, ambos com subdivisões por areas específicas de interesse como artes plásticas ou eventos de música eletrônica ou shows.
Cada uma das divisões recebe o nome de um artista, personagem ou música que é referência na sua categoria. Abaixo segue a lista do menu e um breve resumo de cada referência.
Além do menu o leitor também conta com um ícone de busca em todas as páginas, basta digitar o nome do artista, assunto, local, etc, que automaticamente o site irá direciona-lo para uma página com todas as matérias já publicadas sobre.
Start Me Up– É um dos grandes hits dos Rolling Stones, lançanda em 1981, escrita por Mick Jagger e Keith Richards, produzida por Glimmer Twins com Jagger nos vocais, Keith Richards e Ronnie Wood nas guitarras, Charlie Watts na bateria e Bill Wyman no baixo e foi a escolhida para ser o menu principal para tudo relacionado as artes.

Salvador Dali

Salvador Dali

Dalí ( pintura ) O espanhol Salvador Dalí ( 1904- 1989 ) era uma figura controversa, conhecido pelo seu “gênio forte” e possuidor de um estilo único. Muito a frente do seu tempo foi um precursor do surrealismo, dominava as mais diversas técnicas de pintura com maestria, caso muito bem exemplificado na série de aquarelas que ele fez retratando o A Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321) e que alias possui uma história curiosa: a série  foi encomendada a ele pelo governo alemão, porém logo após dar inicio ao trabalho “estourou” a segunda grande guerra e com Hilter no poder Dalí temeu que o fim do seu trabalho fosse a fogueira, como aconteceu com tantas obras de outros artistas, e nunca entregou o trabalho, mas para sorte da humanidade ainda assim resolveu conclui-lo.

Oliviero Toscani

Oliviero Toscani

Toscani ( fotografia )- Oliviero Toscani ( 1942, Milão- IT ) é um dos maiores fotografos do nosso tempo e tornou-se internacionalmente conhecido por criar diversos ensaios polêmicos para a também italiana Benetton, de 1982 a 2000. Entre os seus trabalhos que geraram maior discussão estão a imagem de um jovem aidético em seu leito de morte junto a família, uma mulher negra amamentando uma criança branca e o beijo de um padre e uma freira ( por causa deste ele quase foi excomungado da igreja católica ).

Jean Michel Basquiat e Andy Warhol

Jean Michel Basquiat e Andy Warhol

Basquiat ( arte de rua )- Jean-Michel Basquiat ( 1960- 1988 ) teve uma das carreiras mais brilhantes e marcantes dos século XX. Sua arte era tão poderosa que mudou totalmente o conceito de arte que existia até a sua época. Tendo como padrinho o lendário Andy Warhol, o rapaz negro nascido no Brooklyn, foi de morador de rua a ícone da contra cultura nos 1980 e elevou o graffitt de “poluição visual criada por desordeiros” a categoria de arte de rua, abrindo desta maneira o caminho para outros milhares de artistas, até então tratados como párias. Sem o apoio gerado pelo seu trabalho, muito provavelmente, não teríamos artistas como os Gêmeos ou Cobra, talvez nem mesmo o poderoso e controverso Banksy.

Charles Chaplin

Charles Chaplin

Chaplin ( cinema )– Sir Charles Spencer “Charlie” Chaplin ( 1889- 1977 ) era um gênio da 7ª arte. Interpretou e dirigiu clássicos do cinema mudo de maneira tão esplendorosa que mesmo sem fala, fazendo uso apenas de mimica e de expressão corporal e facial, os seus filmes até hoje são capazes de emocionar, arrancando risadas e lágrimas dos espectadores. E ele também foi o responsável por uma das maiores críticas feitas aos governos ditatoriais através do seu ” O Grande Ditador”, uma sátira de Hitler filmado em plena ascensão do nazismo, mas que serve muito bem a outras ditaduras.

Jorge Amado e Zelia Gattai

Jorge Amado e Zelia Gattai

Amado ( literatura ) O baiano Jorge Amado ( 1912- 2001 ) com toda sua simpatia e serenidade ( aquele tipo de serenidade que só os baianos tem ) soube como ninguém escrever belos romances permeados pela critica social. Porém, ao contrário de outros contemporâneos, como Graciliano Ramos com o seus Vidas Secas e São Bernado, Amado fazia suas críticas de uma maneira ao mesmo tempo contundente e lúdica, com personagens que apesar de todas as suas desmazelas e sofrimentos eram capazes de grandes gestos de altruísmo e superação e que, corajosamente não perdiam a sua esperança na vida. Caso por exemplo de Capitães de Areia, que em 2017 comemoram 80 anos de lançamento e continua super atual, e de Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Isadora Duncan foto Arnold Genthe

Isadora Duncan foto Arnold Genthe

Duncan ( dança )– Isadora Duncan ( 1877- 1927 ) foi uma precursora da dança moderna, ela propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços, ou seja, uma verdadeira revolução para os padrões da época. Uma mulher corajosa que superou a perda dos seus três filhos, dois num acidente de carro ainda crianças, ( mesmo fim que ela teria anos mais tarde inclusive ) e um pouco dias após o nascimento, através do seu amor à dança, chegando a adotar durante a primeira grande guerra seis bailarinas da sua companhia para que elas pudessem se apresentar no Estado Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *