Masp recebe exposição de pintor descoberto por seu fundador, Pietro Maria Bardi.

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

agostinho-2Há cinquenta anos o pintor de rua e eletricista Agostinho Batista de Freitas ( 1927- 1997 ) representou o Brasil na Bienal de Veneza. Seus pinturas, que retratavam cenas urbanas de São Paulo, ficaram exposta na Itália ao lado das esculturas de Sergio Camargo, das gravuras de Arthur Luiz Piza e pinturas de Ivan Serpa, dentre outros grandes talentos.
O filho de portugueses da ilha da Madeira veio para São Paulo juntamente com o pai ( ele era órfão de mãe ) estabelecendo residência no Imirim, baixo popular da zona norte da cidade. De vida simples Agostinho aprendeu mecânica, depois tornou-se eletricista e também trabalhou numa fábrica de bonecas na Moóca da qual foi despedido por ficar desenhando durante o expediente.
De talento natural, ele até então nunca havia feito curso nenhum nem de desenho, nem de pintura, ele foi descoberto justamente enquanto pintava em frente ao prédio onde hoje se encontra o Shopping Light por ninguém menos que o diretor-fundador do Masp, Pietro Maria Bardi.
Com sua visão apurada Bardi não perdeu tempo e encomendou uma pintura panorâmica da cidade, que foi feita após ele conseguir liberar a entrada de Agostinho para o terraço do antigo prédio do Banespa.
agostinho-3O resultado foi tão acima do esperado que logo em seguida Bardi organizou a primeira exposição individual de Agostinho no Masp, que alias estranhamente mesmo fazendo parte tão intrínseca da carreira do pintor, e do próprio diretor-fundador ter duas obras suas no seu quarto, só o incluiu dele no seu acervo em 2015.
E agora como já diz o ditado popular ” o bom filho à casa tornar ” e o Masp o recebe de volta com uma exposição de 10/ 12/ 16 a 09/ 04/ 2017. Na mostra são apresentadas 74 pinturas de Agostinho que revelam para o público sua paixão pelos prédios da metrópole e toda sua inteligência visual.
E nós podemos dar graças aos ” bons deuses das artes ” que o puseram no caminho de Bardi, ou vice versa, que pode ciceronear o pintor no mundo das artes e nos presentearam com esse belo legado.

Local:

Masp ( Av. Paulista, 1578. Bela Vista, São Paulo- SP ).

Fonte imagens: fotos de divulgação.

Os comentários estão fechados