CineSesc realizará dia 16/ 07 o “Cinema da Vela” sobre cinema africano.

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Cinema da Vela é um projeto cultural gratuito do CineSesc. Nele mensalmente são realizados debates com temas contemporâneos lincados à sétima arte.
O tema da edição de Julho/ 2019, que ocorrerá amanhã ( terça, 16/ 07 ) concomitantemente com a mostra de cinemas Africanos, é ” Desconstruindo estereótipos dos cinemas africanos “.
O objetivo, tanto da Mostra de Cinemas Africanos quanto do debate do Cinema da Vela, é desconstruir os esteriótipos do cinema africano, apresentando a diversidade que sua rica e complexa história audiovisual de mais de meio século possui e da qual o grande público não tem conhecimento.
Para mediar o debate foram convidadas:
Lúcia Ramos Monteiro, doutora em cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela USP, e realiza atualmente pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP. É crítica e curadora, idealizadora das mostras “África(s). Cinema e Revolução” (Belas Artes, SP, 2016), “África(s). Cinema e memória em construção” (Caixa Cultural, RJ, 2018) e “De África(s) e diásporas. Cinema de memória, cinema de luta” (Sesc Belenzinho, 2019);
Ana Camila, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia, onde pesquisa as narrativas do urbano nos cinemas africanos. É curadora e produtora da Mostra de Cinemas Africanos;
Beatriz Leal, pesquisadora, professora, crítica e curadora especializada em arte e filmes contemporâneos africanos, europeus e do Oriente Médio. É programadora do New York African Film Festival e cofundadora do Wallay! Barcelona African Film Festival. Curadora da Mostra de Cinemas Africanos;
Jusciele Oliveira, doutora em Comunicação, Cultura e Artes pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, em Portugal (2018), onde estudou o cinema do realizador de Guiné-Bissau Flora Gomes. Tem experiência e textos publicados nas áreas de cultura, literaturas e cinemas africanos.
Dica: o evento começa as 19:30h e, como citado no início da matéria, é gratuito e aberto ao público num geral o ideal é chegar por volta das 19h pois está sujeito à lotação. Para quem conseguir chegar antes disso outra dica é dar uma “paradinha estratégica ” no café do CineSesc que além do café super bem tirado tem umas mini broas deliciosas.

Mais informações clique AQUI.

Local:
CineSesc- Rua Augusta, 2075. Lado Jardins
Horário: 19:30h.

Fonte das imagens: divulgação do CineSesc e Google

Os comentários estão fechados