Biblioteca virtual disponibiliza livros gratuitos sobre cultura Afro- Brasileira

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Culturalmente falando o Brasil é um país muito rico, com uma diversidade cultural enorme, terra mãe de artístas de talentos reconhecidos em todas as areas, da música a dança, do cinema as artes plásticas.
Villa Lobos, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis, Bebel Gilberto, Tarsila, Portinari, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Fernando Meirelles, Irmãos Campana, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Machado de Assis, Rubem Fonseca, Cecília Meireles, Sebastião Salgado, são apenas alguns da centena nomes que pode-se citar e que tem seu talento e suas obras reconhecidas internacionalmente.
Um dos fatores que faz com que o país seja tão abrangente no campo das artes está na diversidade étnica e cultural que deu origem ao próprio povo brasileiro. Grandes colonias de imigrantes dos mais diversos lugares do globo vieram para cá trazendo na bagagem toda a riqueza cultural dos seus locais de origem, fora os povos indígenas que já habitavam as Américas muito antes dos primeiros colonizadores chegarem por aqui.
Porém, nem tudo são flores quando o assunto é a diversidade cultural no Brasil, na verdade em nenhum país que tenha sido colonia, principalmente no continente americano, que durante séculos adotou uma das práticas mais hediondas na história da humanidade: a escravidão.
Os primeiros a sentirem isso na pele foram justamente os povos indígenas, que foram, e infelizmente ainda são, dizimados pela ganância do ser humano.
E não foram só os índios que sofreram essa atrocidade, os negros foram cruelmente arrancados das suas tribos, seus lares na Africa para servirem de escravos aqui, uma triste passagem na história da humanidade que é recente ( no Brasil, por exemplo, a lei Aurea que deu “fim” a esse horror não tem nem 150 anos ) e que é a causa de muitos dos problemas existentes no país.
E uma das maiores injustiças ( não vou nem citar as atrocidades pelas quais passaram porque essas são inomináveis ) é com relação a influência que os povos de origem africana tem sobre a cultura do Brasil. Sem eles muito do que caracteriza a cultura nacional não existiria ou seria infinitamente menos bela e infelizmente até hoje isso é muito valorizado.
A grande maioria da população brasileira não tem conhecimento do quanto é vasta a influência da cultura negra no Brasil, mesmo entre os seus descentes, e por falta de interesse do governo ( em todos os níveis, do federal aos municipais ) muitas das informações estão se perdendo.
Mas para a nossa sorte e das futuras gerações existem pessoas que lutam arduamente pela preservação e divulgação dessas informações, muitas vezes sem apoio nenhum e sobre a pressão de um mal que assola o país e que muita gente nega que seja tão forte quanto realmente é, o racismo.
O site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é um desses espaços que luta pela preservação e pela divulgação do acervo e da História e Cultura Afro-Brasileira. Focado principalmente na história da Bahia, um dos estados mais influenciados e com grande número de descendentes africanos, o site disponibiliza mais de 140 livros para download gratuito sobre cultura Afro-Brasileira, todos devidamente autorizados pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referentes ao tema.
Clicando aqui você poderá fazer o download ou se informar mais sobre o projeto.
Ajude essa ideia e a cultura brasileira divulgando esse projeto, afinal, um país que não valoriza sua história nunca poderá ser chamado de nação.

Os comentários estão fechados